-
Arquitetos: Benthem Crouwel Architects
- Área: 2500 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Jannes Linders
-
Fabricantes: Mohringer Liften
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Paleisbrug é um parque elevado e uma passarela de pedestres e ciclistas em um só projeto. A ponte conforma uma ligação de 250 metros por sobre os trilhos do trem entre o centro histórico de 's-Hertogenbosch e o Paleiskwartier, o novo distrito que abriga o edifício da corte, várias universidades, além de casas e escritórios comerciais. A nova ponte também foi equipada com painéis solares, que fornece energia para o entorno.
Durante a Guerra dos Oitenta Anos, 's-Hertogenbosch foi defendido por possuir a paisagem do entorno inundável. Grande parte da terra ainda não possui empreendimentos, o que significa que a região ainda é vizinha à uma grande área verde aberta, chamada de Gement. Esta localidade é única pelo ponto de vista histórico e cênico. Em nenhum outro lugar na Holanda é possível encontrar uma região de tamanha beleza natural tão próxima à um centro urbano. Graças ao comprimento da ponte e das belas vistas de Gement, uma área recreativa foi criada sobre a passarela.
O parque na ponte está alinhado com os pontos de vista, mas também com a vegetação ao longo do rio Dommel e a área de lazer ao redor do Hofvijver em Paleiskwartier. Ao transformar a ponte em área para aproveitamento da população, mais de 2.500 m² de parque foram adicionados ao centro de 'S-Hertogenbosch. Sobre a ponte, plantas, árvores, pavimentação, mobiliário e iluminação foram integrados em folhas dobradas de aço à prova de intempéries. A cor enferrujada deste aço é característico de Paleisbrug. A chapa metálica é composta de uma liga de aço com uma densa camada de corrosão, reduzindo o processo natural de corrosão a uma paralisação virtual. Isto significa que o metal pode ser deixado exposto.
O aço, que corrói cerca de 0,5 mm por 100 anos, é 1 mm mais espesso em todos os lugares que seria inicialmente necessário: afinal o aço corrói em dois lados. Com isto, a ponte possui uma vida útil de pelo menos 100 anos. Além disso, a aparência robusta do aço se encaixa bem com a atmosfera criada pelas fortificações da cidade. As posições dos canteiros de flores e das árvores na ponte foram determinadas em colaboração com o arquiteto paisagista Piet Oudolf, que preparou o programa de plantio para a Paleisbrug. As plantas e arbustos estão divididos em três zonas, cada uma com seu próprio caráter. No lado do centro da cidade, a ponte terá plantas baixas, uma ambiência de savana e árvores individuais. Onde a ponte atravessa a linha férrea, haverá apenas plantas baixas, alinhadas com as amplas vistas.
No lado de Paleiskwartier, a ponte possui um caráter mais similar à uma floresta. O novo verde cria um novo ecossistema no centro da cidade, oferecendo espaço para nova flora e fauna. Um sistema de irrigação por gotejamento de alimentação com detecção foi instalada nos canteiros sobre a ponte. À noite, as plantas, os bancos e caminhos são iluminados por iluminação LED, o que significa que a ponte é uma área agradável, mesmo depois do sol. A fim de ser capaz de manter a ponte livre de gelo durante o inverno, aquecimento de piso com uma baixa temperatura foi um ponto de partida no desenho. O sal comumente utilizado em estradas não é uma opção viável, uma vez que mataria as plantas e afetaria o material. É por isso que os arquitetos procuraram uma solução sustentável para o uso de aquecimento de piso. A resposta é transformar Paleisbrug em um coletor solar gigante durante o verão. O aquecimento de piso / coletor solar é conectado a uma unidade de calor / armazenamento a frio. Durante o verão, a ponte recupera mais calor que o necessário durante o inverno e abastece o entorno com energia. A estrutura de Paleisbrug é composta de vários comprimentos de vãos entre as colunas, que são cobertas com painéis de aço resistente ao tempo, de modo que eles compõem um todo uniforme com as extensões.
Os vãos compostos por dutos horizontais de aço cobertos de uma camada de compressão de concreto. Quanto maior o vão, mais altos são os dutos. O maior vão, medindo 60 metros de comprimento, atravessa a linha férrea. Para este intervalo, uma junta adicional foi criada na parte superior do deck da ponte. A estrutura por baixo dele não foi possível neste lugar. Os trens precisam de uma quantidade tão grande espaço aéreo que toda a ponte teria que ser elevada por em dois metros. A camada de compressão de concreto é perfurada em áreas com árvores. Isso criou uma leito de árvore nas vigas de caixa de aço. As perfurações são colocadas estrategicamente para conduzir a bons resultados tanto para o programa de plantio e a estrutura. O concreto não é visível em nenhuma parte da ponte. Quatro faixas sobre a ponte, cada uma com dois metros de largura é composta alternadamente de canteiros e pavimentação, executado em toda a extensão da ponte. Faixas, 60 cm de largura e acabadas com uma folha cravejada de aço, correrem entre os canteiros de flores e pavimentação. É aqui onde os cabos, tubos e calhas para a descarga de água de chuva podem ser encontrados. A configuração do piso da ponte e tubulações podem ser substituídas, se necessário, sem afetar a estrutura principal de apoio.